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by patriciabelo

November 24th

7 erros a evitar no ecommerce

O mundo está cada vez mais digital. Com a pandemia, percebemos a importância das redes sociais e do mundo dos internautas, que nos ajudaram a manter as ligações e relações que nos são mais importantes, afetadas por todo este contexto atual. Mas não só as relações entre pessoas ficaram fragilizadas devido à pandemia – também as relações entre negócios e consumidores sofreram alterações. A grande maioria dos negócios transferiu a sua atividade para o online, de modo a conseguir sobreviver, passando a comunicar de forma mais intensa através desses meios com o seu público. Com o confinamento, as vendas online dispararam e o mundo do e-commerce cresceu a um ritmo acelerado.

 


Tal como foi referido anteriormente, muitos foram aqueles que passaram o seu negócio físico para o online, mas também são muitos os negócios que apenas estão presentes no mundo digital. O e-commerce é uma área pronta a ser explorada, e muitos são aqueles que querem vingar neste mundo e levar o seu negócio ao próximo nível.


Se já está presente no mundo do e-commerce ou se quer começar o seu negócio online, este artigo é para si! Apresentamos abaixo 7 erros que não pode cometer ao fazer o seu e-commerce se quer se bem-sucedido:


  1. Não definir objetivos claros e concretos – os objetivos funcionam como guias nesta jornada do e-commerce, orientando as ações a desenvolver ao longo de todo o processo. Por isso, é necessário que os seus objetivos sejam os mais claros e precisos possíveis para que consiga perceber exatamente em que patamar está e quais as áreas em que é necessário um trabalho redobrado, por exemplo.
  2. Ignorar a concorrência – analisar e estar ao corrente dos passos da concorrência é fundamental, seja em que negócio for. Não se pretende que imite a concorrência, mas sim que esteja ciente daquilo que os seus concorrentes estão a fazer para que possa elaborar uma estratégia e não ficar para trás no mercado.
  3. Não criar uma base com os dados dos utilizados – ter à mão dados essenciais dos seus consumidores, como o nome, email ou número de telemóvel, é crucial para o ajudar a atingir os seus objetivos, através da implementação de estratégias de comunicação, de modo a criar e manter uma maior e melhor relação com os seus clientes.
  4. Não apostar em conteúdos – uma das maiores tendências do século XXI prende-se precisamente com o marketing de conteúdos, que pretende acrescentar valor ao consumidor. Assim sendo, é importante que invista na criação de conteúdos úteis para o seu público, em diversas plataformas, de modo a alcançar o maior número de consumidores possível.
  5. Não apostar no apoio ao cliente – possivelmente a peça mais importante neste mundo que é o e-commerce. Dar apoio ao cliente e esclarecer todas as suas dúvidas é essencial para que o cliente fique mais satisfeito, especialmente quando esse apoio é eficaz e rápido. O consumidor não tem muito tempo a perder.
  6. Não estabelecer parcerias – por vezes, fazer crescer um negócio de e-commerce sozinho pode ser uma tarefa complicada. Para o ajudar a alcançar os seus objetivos, pode estabelecer uma parceria com uma marca ou com um influenciador digital, por exemplo, criando uma situação em que ambas as partes saiam a ganhar.
  7. Não investir no melhoramento da performance do site/loja – pense no site do seu negócio como uma casa. Com o passar do tempo, há coisas que vão ficando desgastadas e velhas, sendo necessário substituí-las. No site, acontece exatamente o mesmo – pode começar a ficar lento e a ter um design antiquado. Para contornar estes problemas, o melhor é mesmo ir investindo no melhoramento da performance do mesmo.

Todos cometemos erros na vida. Não somos perfeitos. Mas agora que já sabe quais os erros que não pode cometer ao colocar o seu e-commerce em prática, está na altura de seguir em frente e levar o seu negócio mais além!

 

Autor: Dinis Silva