by joãoleitão
(Brand)esign – Do Branding ao Design
É no processo de desenvolvimento tecnológico, principalmente na transição do Marketing Convencional para o Marketing Digital, que surgem variados conceitos que à primeira vista se confundem. Desta grande amplitude de conceitos associados aos media digitais, ressaltam o Branding e o Design, duas palavras que acabaram por se misturar ao longo dos últimos anos, fundamentalmente entre os clientes, que nem sempre têm perfeita convicção de qual o serviço mais ajustado às suas necessidades. Por existir a dificuldade na sua perceção, muitos clientes acabam por solicitar o serviço errado, ou pior, acabam criando expectativas fora da realidade aquando da contratação de alguma destas soluções.
A verdade é que não é tão surpreendente que os dois conceitos tenham se misturado e que possam desperta o mais profundo sentimento de confusão: as ações são interligadas e, por isso, a confusão é perfeitamente natural. No entanto, é preciso definir os conceitos e entender suas distintas especificidades, a fim de equilibrar as expectativas e descobrir qual a necessidade imediata para a sua empresa.
(Brand)ing, o que é?
Branding, como o próprio nome diz, refere-se à marca (brand) de modo mais aprofundado. Trata-se da criação de uma marca. E isto vai muito além da criação de um conceito interno, visa atingir de forma certeira, a perceção do público a respeito dela. É neste processo que garantimos a integridade da visão, da missão e dos valores da marca em todas as suas atuações, seja nas vitrines, na comunicação, no ponto de venda físico ou na loja online.
No Branding garantimos que toda a comunicação, seja verbal ou visual se converta para a transmissão da mesma mensagem e conceito. Em alguns casos, é feito um Branding 360. Trata-se de uma estratégia mais completa, que engloba todas as formas de manifestação da marca. Usando como exemplo a marca Natura: além de uma comunicação visual característica, a marca possui também um cheiro específico e inconfundível. Todas as pessoas que já entraram na loja ou já compraram um produto da marca conseguem identificar o cheiro em questão de segundos. A estratégia olfativa não é uma coincidência ou um processo isolado: também é uma aplicação do processo de Branding, associado ao Neuromarketing, com aplicação em um determinado negócio. Isso pode variar das mais diversas formas, com modelos característicos, cheiros específicos, texturas diferenciadas, etc. No caso da Natura, esta estratégia de Branding tem como missão, criar um espaço de fusão das várias culturas. Uma viagem de sentidos em que a luz, a música, os aromas, os objetos e as roupas transportassem os clientes para vários lugares no mundo. O resultado? Um objetivo mais do que alcançado, e com um isso, o crescimento da notoriedade, do reconhecimento, e da diferenciação.
O que é Design?
O Design é a conceção visual de uma marca, produto ou conceito. O designer trabalha para dar forma física e funcional para qualquer ideia e conceito que lhe foi apresentado. No caso do marketing, é a criação de logotipos, layouts, imagens de divulgação, diagramação de materiais ricos, dentre outras formas de expressar visualmente a identidade da empresa e os conceitos previamente definidos no Branding.
O “casamento” perfeito
A criação de uma marca é um processo muito completo. Cria-se não só o nome e o conceito, como também o processo de comunicação e por consequente, a forma de atuação no mercado. Diretamente associado a isso, é preciso ter uma expressão visual de todas essas informações — e é nesse momento que entra o trabalho de Design. Este, por sua vez, dá forma, cor e tamanho para todos os conceitos previamente estabelecidos pelo Branding, é um coprodutor da marca e de todo o seu processo de expressão para o mercado e perceção do consumidor. Um profissional de Design não cria sozinho uma marca, da mesma forma que o profissional de Branding precisa do apoio de um criativo para transformar um conceito numa realidade.
Ambas as estratégias são altamente vantajosas para qualquer empreendimento e acabam sendo complementares entre si. Ambas almejam o mesmo resultado: a consolidação e disseminação de uma empresa e seus produtos ou serviços no seu respetivo segmento. Enquanto o Design tem objetivos mais direcionados, o Branding acomoda uma gama mais extensa de possibilidades. Na verdade, ambos os conceitos devem caminhar sempre juntos, por meio dos valores, da missão, do posicionamento, dos objetivos, da visão e das expectativas da empresa em curto, médio e longo prazos, é possível desenvolver uma comunicação visual de acordo com o Branding.